Inkscape: alternativa livre para diagramas de rede

Contate-nos

Publicado por: Marcello Bontempo Salgueiro
Qua, 19 Out, 11:33

TAGS: Curiosidades, Geek, Inkscape, Rede, Tecnologia

Fonte: gugaBSD

Esses dias eu estava procurando uma alternativa viável em software livre para me livrar da dependência do Visio na hora de desenhar uma topologia de rede, esbarrei com algumas soluções em software livre como Dia e Kivio… mas eles por mais que fizessem a função deles não me agradavam na parte gráfica… Após ler algumas coisas na internet (buscas no Google), resolvi experimentar o Inkscape. Gráficos não é bem minha praia e ter em mente que eu iria usar um utilitário de edição vetorial estava me assustando até então.

Bom.. de qualquer forma coloquei a mão na massa e comecei a ler alguns tutoriais, aprender um pouco mais sobre SVG, enfim, em pouco tempo já estava fazendo alguns desenhos e achei bem tranquilo editar um mapa de rede nele…

 

O lance é usar-mos os ícones que projetos livres disponibilizam no formato SVG, assim, podemos redimensionar os objetos como no Visio e alguns ícones têm visual muito bonito. (no final do post indico o link de alguns).

Mas o principal link que achei na internet, foi esse blog em que o autor disponibiliza um arquivo no formato SVG como uma matriz para montar vários objetos de rede:

network-devices-kit[Formato SVG]

Eu até montei alguns objetos usando essa matriz:

routerswitch

server_windowsserver_linuxserver_freebsd

 

Sensacional, agora basta usar da criatividade e começar a montar seus próprios mapas de rede com visual show de bola.

 

Projeto Tango: http://tango.freedesktop.org/
Projeto Gnome Art: http://art.gnome.org/
Mais icones:
http://www.quantum-bits.org/?p=57
http://www.quantum-bits.org/?p=74

COMPARTILHE: Imagem de ComentarioTweetCompartilhe no facebookEnvie por email

Comentário desativado